Notícias



A plataforma Kahoot foi o tema da terceira edição do “Café com app” que decorreu na passada terça-feira, dia 4 de fevereiro, na biblioteca da nossa escola.

Enquanto saboreavam um cafezinho, os docentes participantes, orientados pelo professor Paulo Valadão, elemento da equipa da BE e da equipa REDA, exploraram as potencialidades desta plataforma baseada em jogos, primeiro na perspetiva do aluno jogador e, depois, na perspetiva do professor que pretende criar atividades de aprendizagem significativas e interativas para/ com os seus alunos. Finalmente, falou-se do “Desafio Kahoot – Cultura Geral dos Açores”, cuja fase de escola decorrerá no dia 14 de fevereiro, no auditório da escola, sob a coordenação da equipa da biblioteca.

Os eventos “Café com app” fazem parte do projeto “Apprende”, uma iniciativa da biblioteca escolar que visa promover a literacia digital na comunidade escolar através da divulgação de plataformas e aplicações com potencial para auxiliar o processo de ensino/ aprendizagem.




"Reportagem candidata ao Prémio "Reportagem Parlamento dos Jovens - Fase Regional Ensino Secundário"

"Reportagem candidata ao Prémio "Reportagem Parlamento dos Jovens - Fase Regional Ensino Básico"





Participação da nossa escola na fase de ilha do Corta Mato escolar, realizado no parque ambiental do Paul (Praia da Vitória).

No dia 15 de janeiro sete alunos da nossa escola participaram nas Olimpíadas da Geografia, uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Geógrafos e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia.
Parabéns aos sete alunos da ESVN que participaram na prova e, em particular ao Luís Andrade (12ºF), que foi apurado para a final nacional, em Lisboa, no dia 24 de abril.
Nota: Os professores de Geografia agradecem a colaboração dos docentes Patrícia Melo e Henrique Pacheco, que asseguraram a vigilância da prova.

Nos passados dias 10 e 11 de dezembro, os alunos das turmas A, B, C e D do 8º ano puderam usufruir de uma atividade preparada pelas professoras de Inglês e Francês, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC): um Pequeno-almoço franco-inglês. Os alunos realizaram cartazes para divulgar a pesquisa feita sobre as tradições de cada um dos países sobre os alimentos e bebidas dessa refeição. Foi posta a mesa e servido o pequeno-almoço com o objetivo principal de difundir aspetos culturais dos dois países e de adquirir, de forma lúdica, vocabulário inerente a conteúdos de aprendizagem comuns às duas línguas.


Escolas secundárias da ilha Terceira recebem equipamentos no âmbito do Orçamento Participativo dos Açores
As escolas secundárias Vitorino Nemésio, Jerónimo Emiliano de Andrade e Tomás de Borba, na ilha Terceira, receberam hoje diversos equipamentos tecnológicos, no âmbito do projeto Arte na Escola, aprovado no Orçamento Participativo dos Açores (OPA).
Os materiais, num valor global de 22 mil euros, foram entregues numa cerimónia que se realizou na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, tendo o Diretor Regional de Educação salientado o “interesse” deste projeto contemplado no OPA de 2018.


O mapa abaixo contempla as alterações na rota do “Praia da Vitória Bus”, na qual passam a estar incluídas algumas zonas/áreas com alunos que não são contempladas por transporte escolar, nomeadamente, Zona do Vale Farto e Estrada 25 de Abril em toda a sua extensão.